
Algum tempo atrás pensei comprar um livro de leitura mais fácil. Aquilo a que mais propriamente costumo designar por leitura ligth. O objectivo é, simplesmente, ler para distrair. Nada que faça pensar muito. Contudo, mesmo no que se refere a este tipo de leitura reconheço que sou difícil de satisfazer.
Há dias, entrando numa grande superfície, olhei para a confusão de literatura que por lá andava e achei por bem que seria mesmo ali que iria fazer a minha escolha. Olhei para um deles e reconheci a autora. Como tinha gostado do seu primeiro livro e sabia que tinha sido editado um segundo, olhei, achei que me era familiar e…nem pensei duas vezes, foi mesmo aquele!
Numa noite em que o sono não chegava de maneira nenhuma, após ter ouvido n+1 músicas, eram 4h e pouco da madrugada e continuava bem desperta. Dada a situação, peguei no livro que estava a ler e pensei que seria através dele que viria o sono. Enganei-me! Acabei de lê-lo e… às 5h continuava tal e qual. Fui então buscar o que havia comprado dias atrás optando já por ler deitada. Primeira página…pareceu-me familiar. Segunda página…já tinha lido aquelas palavras em algum lugar, mas pensei que de alguma forma estivesse relacionado com o primeiro livro que tinha lido da autora. Terceira página… “Impossível!!! Eu já li isto!!!!” Virei a capa do livro para ver melhor e, de facto, o livro era-me totalmente familiar. De repente fiz a associação e, não querendo ainda acreditar, pulei da cama e vim procurar o objecto da primeira leitura. Para grande espanto e exaltação da minha parte, descobri que tinha comprado duas vezes o mesmo livro!
Se às 5 da manhã não dormia, depois desta brilhante descoberta eram quase 6h e ainda estava a “remoer”…
Não me lembro a que horas adormeci (felizmente era fim de semana), mas lembro-me de acordar e, não só lembrar-me de imediato da brilhante asneira que tinha feito, como também de pensar: “Caramba, tens que regressar à terra!!!”