domingo, junho 11, 2006

Evolução...

Ao princípio era o vazio. Depois o vazio contriu-se (...) Teria sido por vontade sua ou alguma coisa o obrigou? Ninguém pode saber, o que está demasiado contraído acaba por explodir, com raiva, com furor. Do vazio nasceu um clarão intolerável, dispersou-se no espaço, lá em baixo já não havia treva, havia luz. Foi da luz que proveio o universo, estilhacos alucinados de energia projectados no espaço e no tempo .


Correndo, correndo, formaram as estrelas e os planetas.


O fogo e a matéria. Poderia ter bastado, mas não bastou. As moléculas de aminoácidos continuaram, milénio após milénio, a mofificar-se constantemente, até que a vida nasceu: seres unicelulares microscópicos que precisam de uma bactéria para respirar. Foi daí, desses charcos primordiais, com um movimento progressivo de ordem, que nasceram todas as formas de vida:

os grandes cetáceos dos abismos e borboletas, as borboletas e as flores que lhes albergam as larvas.




E o homem que, em vez de andar com quatro patas, anda com duas. De quatro para duas tudo muda, o céu fica mais perto, as mãos ficam vazias: quatro dedos móveis e um polegar oponível podem agarrar tudo.


E é a liberdade, o domínio do espaço, a acção, o movimento, a possibilidade de gerar ... ... ...

Ordem



ou

Desordem ...

Retirado do livro de Susanna Tamaro , A Alma do Mundo - Anima Mundi, este texto oferece uma visão mais breve e quase filosófica, do tema EVOLUÇÃO

E surge porque, por vezes, gosto de pensar nestas matérias a nível menos ciêntifico, por forma a dar espaço para a reflexão...

Uma óptima semana !

Todas as fotos foram retiradas de www.olhares.com

8 comentários:

Momentos disse...

baralhei-me com o teu blog. Acho que deixei uma mensagem mas ja nao sei onde.Também gosto de reflectir dentro de varias matérias. Criei ha pouco tempo um blog que de principio tinha um objectivo e depois foi mudando, no fundo tal como todos nós, que vamos mudando e é bom que assim seja. O meu blog não tem muito que ler. Limito-me a deixar um imagem com pequenas frases. O objectivo seria as pessoas darem atenção ao primeiro pensamento que lhe ocorre. Isso penso eu é uma forma de conhecermos a nossa maneira de pensar. Seria interessante que comentassem esse pensamento e mais interessante que se comentassem os pensamentos entre si.É curioso darmo-nos conta como pensamos de formas diferentes e como certas coisas despertam ideias que não têm nada a ver com o que vemos. Deixo te aqui o desafio... se quiseres terei muito gosto na tua presença. Gostei muito do teu blog tb.

Pedro Melo disse...

Simplesmente maravilhoso

Assim como a evolução...


Adorei!

Isabel José António disse...

E dessa explosão cósmica entrou todo o Universo em expansão, dando lugar à existência de todos os seres, como tão bem transmite o texto que puseste, embora este se refira mais à Terra (planeta).

E que vida haverá noutros sistemas idênticos ao nosso?

E o Universo continua a expandir-se, segundo os cientistas.

Mas também sabemos todos que a seguir a um período de expansão virá outro de contração (assim como quem respira: inspira-contraindo-se e expira-expandindo-se.

Quando tudo de contrair, todos os sistemas e galáxias entrarão em colapso. Chocarão uns com os outros e destruir-se-ão. Voltará tudo à mais ínfima expressão, tal como os cientistas dizem: Toda a matéria estava contida num único ponto. E houve uma grande explosão - BIG BANG. E começou tudo a expandir-se.

A seguir a um período de contracção seguir-se-á outro de expansão e tudo isto é ETERNAMENTE ASSIM, tal como as marés, o movimento de rotação dando lugar às noites e aos dias, à marés cheias e vazias, à inspiração expiração.

Ou seja o Universo (quer na sua forma contraída ou na sua forma expandida) é eterno. O arquitecto que o programou é fantástico e não se deixa ver a não ser nas suas manifestações.

Na Bíblia diz-se assim, não vou citar mas é mais ou menos isto:

No princípio era o VERBO. Que significa este VERBO? Verbo vem de falar, falar produz som e o som era a vibração cósmica que se fazia sentir, tal como agora os super telescópios confirmam, e que produziria um som mais ou menos assim: Ooooommmmm. O som primordial.

Um grande abraço. Muitos parabén por este fantástico blog e obrigado pelas tuas visitas.

José António

RPM disse...

olá amiga Alexandra.....

a questão que deixa é muito densa e remete-nos para questões de índole filosófica ou, caso não queriamos ir por esse lado, remete-nos para a nossa praxis diária....

ORDEM/DESORDEM
BOM/MAU
BONITO/FEIO
QUENTE/FRIO
(...)

bipolaridades inventadas pelo Homem e com as quais teremos de, com elas, viver ....

No mundo IRRACIONAL as acções são muito simples. Ou seja, estás apto, sobrevives.....e garante-se a evolução e o apuramento da espécie.....

Uma boa semana

beijo

RPM

RPM disse...

Olá Amiga Alexandra....

passeia para:

a) para lhe desejar um feliz fim de semana
b) para agradecer as visitas
c) para lhe dizer ou, te dizer que já coloquei a minha foto....aos 40 anos e 65 dias. lololololo

beijo...

RPM
RPM

RPM disse...

olá Alexandra.....

a minha carantonha está no dia dos meus meninos...

eu sou um jove' de 41 anos sem qualquer compromisso a não ser consigo e com os seus deveres....

um beijo e obrigado pela visita e comentário...

cheguei agora a casa. vim da festa das sanjoaninas, da tasca....

beijo e bom domingo. amanhã vou para lá, ovamente, até ao próximo domingo....apenas, 10 dias

beijo

RPM

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read » »