quarta-feira, agosto 02, 2006

Melhor isto que nada!

Chiado
Autor: Cochofel
Foi há alguns dias atrás que vi nas notícias, uma reportagem sobre alguém que havia praticado um crime mas, apesar de poder sair da instituição onde estava, nada mais podia ser feito a não ser manter a pessoa no lugar onde esteve desde a sua juventude.
Este homem permanece nos passos sem saída dos alienados de Rilhafoles!
Estou a falar-vos da "ala do Miguel Bombarda também conhecida como Enfermaria Forense, não mais do que um corredor onde tudo parece construído em espiral, girando sobre si mesmo - incluindo a vida dos que nela habitam. Há uma janela ampla ao fundo, e os 33 alienados de Rilhafoles - nome pelo qual eram conhecidos os doentes internados no antigo e austero pavilhão de celas, agora museu - são sombras vagarosas recortadas a contra-luz. Estes homens estão aqui porque cometeram, na sua maioria, homicídios induzidos por patologias mentais, sem que tivessem consciência do que estavam a fazer. Da sua culpa."
Estas foram as palavras que, para além da gravidade da situação, me levaram a dirigir toda a atenção ao que era dito. Quando aqui se diz antigo e austero pavilhão de celas, é a verdadeira realidade e, mesmo assim quem não conheceu, não faz a mínima ideia do que aquilo era. Ainda cheguei a ter aulas nesse pavilhão. Um recinto circular sem qualquer saída, cujo círculo era delineado pelas respectivas celas. Estas não eram mais que alguns, muito poucos, m2 com uma janela gradeada ao fundo e uma cama. Cá fora, ao lado de cada porta, um banco em alvenaria ...
Perguntarão porque coloquei esta fotografia. Respondo que a pus para que se tivesse a percepção da limitação daquelas pessoas. Se olhassem em frente, viam parede, se olhassem para cima, viam céu...
"Esquizofrenia e psicose paranóide: são estas as patologias mais propícias ao extremo que é cometer um crime - embora seja certo que a maioria dos doentes mentais agudos não chega a praticar qualquer ilícito ao longo da sua vida. Neste quadro, homens e mulheres têm ideias delirantes, principalmente persecutórias e associadas a alucinações de vozes conhecidas, vozes de comando. É nestas fases de descompensação que surge, quase sempre, a violência."
Este é o quadro clínico de quem ocupava aquele lugar. São os chamados inimputáveis!
Se me perguntarem se as actuais são as melhores condições para manter estes doentes, terei que dizer que não. Mas, perante o que vi antes e o que vejo agora só posso dizer... Ao menos não estão, peço desculpa pela expressão, numa praça de touros!!
As linhas em itálico foram retiradas de http://dn.sapo.pt/2006/07/17/sociedade/os_passos_saida_alienados_rilhafoles.html, onde poderão ler a notícia na totalidade.
Para quem não conseguir aceder, trata-se do DN Online do dia 17/07/2006; Sociedade.

19 comentários:

Anónimo disse...

Estimada Alexandra:
Visitinha mesmo muito breve.
Voltarei logo que possível para LER
em pormenor suas Palavras.
Lindo, como sempre, seu Espaço!

Beijos com carinho
Conchitamachado

redonda disse...

Estava a pensar como comentar o anterior post porque queria escrever algo mais além de que gostei muito quando me deparei com este. Os teus posts fazem-me pensar. Os temas e a forma mais profunda como os abordas. Por isso agora tornou-se um hábito para mim vir aqui apesar de quase sempre não me sentir capaz de comentar.
Gosto mesmo muito de como escreves.

Um beijinho.

Anónimo disse...

Apesar da beleza da perspectiva da foto, que tem de ser referida, a ideia complementada pelo texto acaba por conferir a sensação de atrofio perante o que foi lido e se sabe que se sucede.
A sociedade quando não sabe "legislar" ou "cuidar" de casos mais "extremos" converte as coisas em autênticos becos sem saída, de caixas fechadas para os olhos dessa mesma sociedade.

xxx

Beijos.

Anónimo disse...

Ale!
Que interessante... Penso que uma das grandes alienações do ser humano é a de se achar "normal", "certo". Porque todos nós sofremos, vez por outra, e sabes disto, de anomalias de nossa personalidade. Dependendo da ocasião e do fato precipitador. Mas, não podemos deixar de compreender as tuas colocações. Realmente, para onde irão, pessoas "especiais", que por serem "especiais", se econtram à margem da sociedade? Uma pergunta sem resposta e que nos leva a pensar, e a pensar.
Quanto a nós, os "normais", sempre estaremos "in" e "out" na realidade circundante. Porque nossos desvios, os quais não aparecem redundantemente, são considerados traços normais e, muitas vezes, uma grande qualidade.
Adentrando o ser humano, caminhos insondáveis, intrincados labirintos. E, na seu exterior, seres que andam, correm, trabalham, e se esquecem de si... muito mais do que aqueles que vivem enclausurados em uma casa para doentes inimputáveis - os quais não se conhecem por total falta de condições.
Beijokinhas, amiga
Miriam

Å®t Øf £övë disse...

Alexandra,
Como sempre consegues ilustrar muito bem as tuas palavras através das fotografias.
Pena o tema ser tão triste e preocupante, mas infelizmente a vida está cheia de coisas assim.
Bjs.

WALDE disse...

Gostei do teu blog.
Muito interessante.
Beijos

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

A louura e a sanidade, é dividida pela tênue linha de cada momento, cada realidade...

Há tantos loucos e assasinos soltos...
Tantos psicopatas santos...

Mas a loucura, aquela de fato e que faz das pessoas seres desconexos, é triste de ser vista, mas não amedronta mais do que os santos que andam a rondar nossas vidas... E soltos...

Beijinhos querida, para teu final de dia!!!

Cris

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Corrigindo:

A LOUCURA e a sanidade, é dividida pela tênue linha de cada momento, cada realidade...

Beijos!!!

carteiro disse...

Confesso que nao pude ler com todo o tempo que desejaria. Mas mesmo assim, nao sei o que dizer. Nao é isto que escrevo nem nada encontro a que se possa chamar um comentario...
A foto está tao bem escolhida!
**

Maria P. disse...

Excelente este post, faz pensar.

Fica bem, e boa noite.

Isa disse...

Aqui estou pronta para visitar as minhas amigas/os, por essa eazão te visito. Acqbou as férias, felizmente correu bem, estáva com tanto medo, depois de tudo que passei o mês passado.
Aparece no meu blog. bj gr

Anónimo disse...

Ale!
Podes me fazer um favor? Envia-me um e-mail porque preciso falar contigo e, como disseste, aquele que tenho chega incompleto para ti.
Grata.
Miriam

Brandybuck disse...

Um verdadeiro beco sem saída.

Um beijo

AnaGarrett disse...

Obrigada pelas palavras de carinho que me deixaste no blog.


Beijinhos de amizade

Anónimo disse...

Uma notícia que me deixou bastante pensativo. E conseguiste criar "ambiente" com a música que seleccionaste.
Tiveste aulas nesse local? Como?

Conversa Inútil de Roderick disse...

És psicóloga?
Temos duas grandes amigas psicólogas, mas só uma é que exerce.
A Elsa Wellenkamp, mas não exerce e a Cristina Freire, que exerce. Não sei se conheces alguma delas.
Sempre me seduziu, a psicologia.
Qualquer dia inscrevo-me num curso de psicologia. Já esteve mais longe.
Beijos e obrigado por todo o teu carinho.

Cleopatra disse...

Ai meu DEus!
Nem sei que comente.
isto faz-me lembrar tanta coisa!...
Hoje não. Estou de férias.

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Black dating kearsarge new hampshire Cheapest 250 business cards http://www.aftermarket-vw-parts.info/Impotence.html

Anónimo disse...

Keep up the good work Bacteria cellulitis daily cellulite news Foot+feet+fetish+party+parties Pure humidifier co gmc canada Botswana hotels Phonic bingo game no collateral bad credit personal loans Look for hotwire better deals on auto rentals Waterbed sheet silk Blackberry silicone http://www.faucet-1.info Withdrawal levitra apartment search bmw x5