quinta-feira, julho 05, 2007

Percurso de vida

" Na Holanda, empenhou-se de alma e coração em tornar-se um pintor camponês (...)« Vou passar despercebido pois estou com tamancos calçados», comentou ele,e: «Temos que arriscar tudo na arte.» Para se enquadrar no meio das figuras esqueléticas que povoavam as suas vizinhanças, passou a andar desleixado, a dormir em cima de palha e a contentar-se com côdeas de pão. «Ao dizer que sou um pintor camponês, estou a falar num sentido literal», assegurou ele a Theo (Carta 400)".

Gogh, Van, Obra Completa de Pintura, Ingo F. Walther, Reine Metzger, Taschen Edit.

11 comentários:

Maria P. disse...

Percurso de uma vida muito interessante.

Excelente apontamento.

Beijinho*

raspvtiiyn disse...

Sobre Vah Gogh receio não saber mais do que os mínimemente esclarecidos. Era Holandês e faltava-lhe uma orelha que, segundo me parece perdeu num acidente. Mas venho aqui na tentativa de te despertar a curiosidade sobre outro Holandês. O nome, Ed Van Der Elsken.

Espero que gostes.

http://www.nederlandsfotomuseum.nl/index.php?option=com_nfm_collection&sub=result&method=creator&Itemid=152&offset=1&creator_id=29

RaSp

Maria Clarinda disse...

Só poderia ser!!!
Por acaso em Amesterdan no seu museu, vi este quadro que me fascinou!
Agora sei mais sobre ele. Obrigada e jinhos mil

alem horizonte disse...

Percursos de vida!
Conhecia um vídeo com a mesma musica mas uma outra formatação.
Esta está mais clara, com mais luz.
E, ainda bem ;)
Belo momento.
Um bom fim de semana.
Beijinhos
MªJose

Luisa disse...

Van Gogh +e um pintor que ninguém se atreverá a dizer que não aprecia. Tem obras fantásticas!

poeta_silente disse...

Oi, Ale"
Eu recebi, há algum tempo, este pps. A música e as obras se completaram. Lindíssimo, né?
Devo admitir que sou leiga em arte. Mas, sem dúvida, este é um dos meus pintores favoritos. Tanto pela obra com sutíl realismo, como pela excelência em transmitir seus sentimentos nas telas.
GOstaría, inclusive, de ser mais culta nesta área. Mas, querida, nem tudo são rosas nesta vida. E meu tempo não me permite aprofundar conhecimentos que sejam fora da área com a qual trabalho.
Já se for em relação à musica... bem... teremos alguma diferença. Estudei desde pequena e adquiri conhecimentos a este respeito.
Mas... belo post. Com a categoría que te é peculiar.
Beijos, querida.
Deus te abençoe.
Miriam

redonda disse...

Também gosto muito de Van Gogh.

alexia disse...

Há uns tempos recebi um mail idêntico a este vídeo e na altura não soube senti-lo como agora.
dá-me comichão nos dedos ver as imagens, apetecia-me tocar, mexer...ao lado de alguém apaixonado por arte, ao lado de alguém apaixonado perdidamente por mim:).
Beijo

RB disse...

Grande pintor! Segundo consta teve um percurso de vida atribulado.Foi marginalizado pela sociedade e só depois de morto lhe foi reconhecido o seu mérito, como um dos maiores pintores de sempre. Tem quadros magnificos, como podemos ver neste video. Um dos meus preferidos "Amendoeira em flor" tão simples e tão belo.
Beijinhos
Bom fim-de-semana
RB

carteiro disse...

Sem perceber muito de arte em geral ou de pintura, neste caso, em particular... gosto muito de van Gogh. A sua visão do céu estrelado é tão bela.
Belo título de post.

carteiro disse...

Ah, e gosto muito desta música do Don McLean.