quarta-feira, junho 27, 2007

Espirais de memórias.

Olhares, António Lança
Parece assustador. Mas não é!
O movimento ascendente e descendente estamos constantemente a fazê-lo.
O nosso inconsciente mais não é que uma escada em espiral, cada vez mais profunda à medida que avançamos na idade. Nas galerias vamos guardando as memórias de vivências, factos, acontecimentos que nos acompanham nesta caminhada. Os mais vincados e perturbadores estão bem guardados nos lados mais escuros. Só lá vamos acompanhados e de preferência, em boas mãos. Os que podemos aceder estão escondidos nos nichos iluminados e que por vezes, se abrem para nos dar a imagem já antes vivida. De brincadeiras de crianças, de sonhos de adolescente, de entes queridos mas que já não estão entre nós. Nessa altura sorrimos ao lembrar…

Tudo vai sendo construído. Pedra sobre pedra!
Por vezes sentimos que essas pedras podem desfazer-se a qualquer momento e, algumas desfazem-se, mas continuamos sempre … construindo, guardando, recolhendo e voltando atrás para recordar!

Este é o mundo dos sonhos que podem ser escuros ou cheios de cor. Basta escolher qual o nicho onde queremos entrar.

Por estranho que pareça, ou não… conforme “envelhecemos”, o que agora nos parece escuro começa a ter cor. Ou seja, as memórias predominantes serão as que estão no fundo da espiral.
Não é o princípio do fim.
É somente o retorno à essência!

O OUTRO LADO


Gostaria de divulgar mais um acontecimento que envolve alguém deste mundo da blogosfera.
O espectáculo de música e poesia de PEDRO BRANCO, autor do blog DAS PALAVRAS QUE NOS UNEM - http://daspalavrasquenosunem.blogspot.com/
Felicidades Pedro!

segunda-feira, junho 25, 2007

Seguimento.

Salvador Dali
Porque encontrei este poema que achei muito bonito aqui o deixo.
UMA ROSA
Abrem-se ainda tardes como lagos
pálidos sobre os tectos d'ouro,
leve tremendo na quieta luz
a ânsia derramada das árvores.
E não há mais memória ou pranto: só
um mover d'olhos no coração que acorda
do seu sono de pedra e te revê,
claro fulgor da vida
que vive. E o céu é o céu.
Uma rosa se abriu em qualquer ponto
do mundo e inebria todo o ar
do acaso que se expande sobre o mundo.
Diego Valeri (1887-1976)
-----/----

Mais uma vez fui surpreendida nos meandros da blogosfera. Desta vez pelo Carteiro do Blog Selos Difusos. Fui por ele nomeada como uma das suas 7 maravilhas da blogosfera, o que muito agradeço!

Cada um terá as suas razões para fazer as escolhas mas, tal como ele, acho que é sempre difícil nomear quem quer que seja visto que, de certeza, haverá quem contra nossa vontade não possa ser presenteado. Mas a baliza numérica não é grande ajudante. No entanto, a escolha tem que ser feita se queremos dar continuidade ao que nos foi oferecido.

Assim e no meu caso, as atribuições serão feitas aleatoriamente e de acordo com variadas componentes como sejam a escrita, os temas, etc, que possam de alguma forma fazer uma simbólica ponte comigo. Associado a estas características, a escolha incidiu também nas pessoas que há mais tempo me acompanham.

As escolhas serão:
Para quem quiser prosseguir deixo as regras impostas:
O regulamento das "7 maravilhas da blogosfera" é:
1. Podem participar na votação todos os bloggers que mantenham blogues activos há mais de um mês [os outros esperem por outra ideia brilhante que alguém irá ter].
2. Cada blogger deverá referenciar sete nomes de blogs. A cada menção corresponde um 1 voto.
3. Cada blogger só poderá votar uma vez, e deverá publicar as suas menções no seu blog [da forma que melhor lhe aprouver], enviando-as posteriormente para o seguinte e-mail: 7.maravilhas.blogoesfera@gmail.com. No e-mail, para além da escolha, deverão indicar o link para o post onde efectuaram as nomeações. A data limite para a publicação e envio das votações é dia: 01/07/2007.4. De forma a reduzir alguns constrangimentos [e desplantes], e evitar algumas cortesias desnecessárias, também são considerados votos nulos:- Os votos dos blogger(s) em si próprio(s) ou no(s) blogue(s) em que participa(m);- Os votos no blog O Sentido das Coisas.No dia 7.7.2007 serão anunciados os vencedores e disponibilizadas todas as votações.Regulamento e iniciativa do blog "O Sentido das Coisas".


sexta-feira, junho 22, 2007

Duas formas de arte.

"Em arte, procurar não significa nada. O que importa é encontrar."
Picasso , Pablo

Como alguém me dizia... "embrulhem-se" na musica e na pintura. Depois, ENCONTREM o que para vós é importante.

BOM FIM DE SEMANA!

Musica: Wim Mertens, album: Partes extra partes.

quinta-feira, junho 21, 2007

TBA


T B A
Nada como um miminho!
Desta vez veio da Alexia do blog REINVENÇÃO (
http://alexiaa.blogs.sapo.pt/).

Desta feita fui presenteada com um TBA… provavelmente perguntar-se –ão o que é um TBA… pois é, eu também fui procurar. O TBA, não é mais do que a sigla de Thinking Blogger Award. Assim sendo e de uma forma ternurenta fui “eleita” pela Alexia como alguém que tem um blog que convida ao pensamento. E, as suas palavras no seu canto são lindas… fiquei babadíssima!!!

Como podem ver não há selinho. Existe simplesmente a ideia e de forma latente, como eu gosto. Foi assim que me foi oferecido, é assim que o aceito!

Mas, não ficou por aqui. Deixou também no seu espaço uma música que supôs e muito bem, que eu gostasse. Não será preciso dizer que já a ouvi n+1 vezes… Aqui fica ela. Quem a quiser ouvir, basta clicar.



Foi um gesto que apreciei imenso e que aqui queria deixar assinalado. Com surpresas destas, até um dia de chuva se transforma num segundo, num belo e luminoso dia de sol!!!

Obrigado Alexia!!!

É sempre difícil escolher quem queremos nomear porque fica sempre alguém de fora. No entanto, deixo dois blogs que gosto muito por diferentes razões. Outras pessoas gostaria de nomear mas, sei que já foram contemplados noutra altura. Os blogs que se seguem não tenho a certeza de terem já aderido a esta “corrente”. Foi também com base nesse facto que os escolhi.

SELOS DIFUSOS - http://selosdifusos.blogspot.com/

CADINHO ROCO -
http://cadinhoroco.loginstyle.com/

Por fim, gostaria de dizer para não se sentirem obrigados a dar continuidade. Aceitem como um mimo :))

domingo, junho 17, 2007

Non sense...

Ao som de uma sonata qualquer, para quê saber qual delas é? Não interessa! Quem a toca? Também não é importante… o pensamento divaga, envolvido nessa etérea bolsa permeável.
Quem nos manda a nós termos esta capacidade? Bem que por vezes dava jeito o vácuo. Mas ele teima em não chegar. E se não chega, continua a divagação por lugares, acontecimentos, factos, realidades, perguntas que não têm resposta … tentativas de dar significado ao que já não tem sentido, flores que nasceram e morreram mas das quais já nada mais emerge.
O melhor é pegar num livro, qualquer que ele seja e tentar que as palavras não comecem também a voar…
Sim, é uma forma de alienação, uma forma de atrasar o que tem que ser esmiuçado… paciência, às vezes também é preciso!

Imagem: Manet, Woman Reading


sábado, junho 16, 2007

Testemunhos passados.


O Jorge do blog “Jorge Moreira” http://jorgemoreirashakti.blogspot.com/ deixou-me um convite para participar nesta corrente que, não foi satisfeito por mim na altura correcta por razões particulares, mas não querendo deixar de participar, aqui deixo …

O meu MEME! (http://pt.wikipedia.org/wiki/Meme)

PEDRAS NO CAMINHO? QUEM NÃO AS TEM?
Este pensamento/ideia, uso-o muitas vezes, directamente ou em conteúdo latente, em vários comentários que deixo pela blogosfera.

Retirei-o de palavras de Fernando Pessoa:
A Felicidade Exige Valentia

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não".É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
As minhas desculpas Jorge e, muito Obrigado!



A Maria P. do blog "Casa de Maio" ( http://casademaio.blogspot.com/ ) deu-me a oportunidade de ficar com uma "Batata Quente" a qual não recusei porque até gosto destas temperaturas...
Livros que me marcaram:
. De Profundis, valsa lenta; Autor: José Cardoso Pires
. Eu, Amélia, última Rainha de Portugal; Autor: Stephane Bern
. O Erro De Descartes; Autor: António Damásio
Livros que li:
. 102 minutos; Autores: Jim Dwyer e Kevin Flynn
. Freddie Mercury, An intimate memoir; Autores: Peter Freestone with David Evans
. Amores da Cadela "Pura"; Autora: Margarida Victória
Livros que estou a ler:
. A Criança Que Não Queria Falar; Autora: Torey Hayden
. Ausência; Autor: Paz Kardo
. Gulac, Uma História; Autora: Anne Applebaum
Obrigada Maria!
Não passo testemunhos mas, estão todos convidados a candidatar-se. ;)
Fotos: Alexandra


quinta-feira, junho 14, 2007

!!!!

Por termos escrito sobre o ritmo desta musica, não resisti à tentação de mandar este video, dizendo que não sabia como era possível conseguirem fazer tanto barulho perante algo tão belo. Respondeste por escriro e sorrindo (porque na escrita também se pode sorrir: É lindo, mas és muito intolerante.

Sorri e pensei: "apanhaste-me!"

Respondi que nem sempre o era mas que nestas condições tinha que reconhecer esse facto.

Daí nasceram toda uma panóplia de considerações sobre tolerância/intolerância... mais uma aprendizagem!!!

Não é tempo de dizer ADEUS, é sim, tempo de dizer ATÉ SEMPRE!

terça-feira, junho 12, 2007

Comunicação


“Porque as mudanças são como Estações de Comboio, têm tanto de partida como de chegada, e isso mexe profundamente connosco.”

“Ponha as palavras em poema, porque elas já têm magia...”

“ (…) ja ouvi falar muito nesse tipo de aproximações na net e confesso que não sei explica-las. Elas existem. As pessoas dizem que sim. Mas serao reais ou apenas a projecçao dos seus desejos?”

“(…) gostaria de lhe deixar uma palavra especial de alento e Amizade: os verdadeiros sentimentos, cheios de força e pureza (…)”

“Não há amigos virtuais. Por trás das palavras, que lemos na net, há sempre um ser humano real que se desvenda na forma como escreve.”

“Sabemos ambas que não há palavras que minimizem a dor por que passámos mas saber que há quem se solidarize connosco dá-nos algum conforto e parece que , por momentos, a dor suaviza.”
“ (…) lá, pensarei, ainda e também, em ti, em olhos e sons.”

“ (…) e a vida sem a emoção é um vazio!”

“ Sublime, comovente.”

“ (…) novos selos decidem voltar aqui, em viagem, e deixar uma (pequena) marca.”


São meros excertos, fora dos seus contextos originais, escritos por várias pessoas, provavelmente muitas delas nem se conhecendo virtualmente, como é o meu caso em determinadas circunstâncias. Muitos, muitos mais poderia deixar e, não cito nomes porque considero estes fragmentos como “amostras” de empatia retiradas aliatóriamente, de pessoas que, perante determinado contexto, deixam um pouco da sua personalidade. A projecção existe, de facto, quando nos revemos em determinadas palavras. No entanto e por isso mesmo, temos que assumir a presença de sentimentos. Sendo que estes provêm de seres humanos que se deixam conhecer através das suas palavras, quantas vezes simples, mas que podem ser um alimento precioso para quem as lê.
Não estamos perante outros aspectos como o olhar, a postura, a presença … a realidade de cada um pode ser camuflada. Mas mesmo sabendo que um olhar pode dizer mais que muitas palavras, as mesmas nunca seriam proferidas se não existisse emoção, seja ela de que índole for.
Esta foi uma lição que aprendi por contacto mais prolongado com alguém que nunca conheci. O que aqui deixo é a prova do quanto de bom cada um de nós pode ter para oferecer.

quinta-feira, junho 07, 2007

~~~~~~~~

-Porque responde o piano tão silenciosamente? Parece que tem medo de ser ouvido!
-Responde assim neste momento à orquestra, mas mais à frente é ele quem toma o comando. Repara bem!
-Sim, é verdade! Neste momento é ele quem toma a dianteira de tudo. É ele quem controla.
-Numa orquestra, todos os instrumentos respondem uns aos outros. É essa a linguagem musical.

Noites e noites ouvindo música já muito ouvida mas sempre querida.
As horas caminhavam e, nem por isso dava. A manhã esperava por mais um dia mas… o pensamento divagava ao som das notas que iam emergindo.
Desde cedo que se tornou um hábito. Lembrando o tempo em que pela primeira vez despertou para as “ideias” das notas, pausas, acordes… É o seu manuseamento que transmite sentimentos como tristeza, alegria, nostalgia… sensações como as estações do ano ou, barulho da água descendo, correndo algures…

Recordações de como se podiam caracterizar no papel aquelas subidas e descidas. Como se pode representar algo que não tem representação?
Haverá algo melhor que a própria imaginação?
O fumo captado por uma objectiva pode muito bem representar o que se ouve. Os seus movimentos ondulantes, a sua direcção, os desenhos que… no fundo, não são feitos por nós mas sim pela massa de ar que nos rodeia!

Ao longo do tempo, afinal, sempre foi a companheira certa para todas as horas. Um refúgio inigualável!

quarta-feira, junho 06, 2007

Associação Livre

Branco puro;
Azul cobalto;
Mar profundo;
Mãe;
Criança;
Procura;
Encontro;
Cruz de Cristo;
Divagação;

"A ciência sem a religião é coxa, a religião sem a ciência é cega", Albert Einstein.

NOTA: A citação( www.citador.pt) aqui colocada faz parte da associação livre.

sábado, junho 02, 2007

Um lugar com magia.

Em criança era o seu espaço mágico. Ali, fazia tudo quanto lhe pedissem. Não que fosse uma criança rebelde, mas talvez se sentisse protegida e calma… corria ou, simplesmente observava e ouvia das, para si, enormes escadas que levavam àquela imensidão de água… o seu som a cair ou a subir…
O porquê de tanta água não transbordar, era uma pergunta que fazia a si mesma mas que guardava. Os reflexos da luz no lago que a própria fonte tinha, as várias luzes que emergiam, caiam, para de novo se erguerem de outra forma… todo o ambiente em si lhe era querido.
Adolescente… hoje adulta, mas a magia permanece!
As sensações são as mesmas. De frente para o monumento e tentando não ver a luz que é lançada pelo CCB, emerge os pensamentos somente naquele pequeno espaço cheio de som, luz e movimento.
Hoje sabe porque não transborda água, como aparecem as mais variadas cores… a aprendizagem disse-lhe isso!
Mas por si memorizou a vida que pulsa naquela água que se auto alimenta. Ali pode estar acompanhada mas só com o seus pensamentos, onde tudo passa. Factos, vivências, memórias, histórias…
A magia nunca desapareceu, continua lá. Aquele é o seu lugar, a sua dimensão que, como a “Cinderela”, às 0horas termina!

Imagem retirada da net.